Lontra
Nome Comum: Lontra
Família: Mustelidae
Género: Lutra
Espécie: Lutra lutra L.
Características
Apresenta corpo esguio e alongado, extremidades proporcionalmente curtas, cauda afilada e grossa na base. A cabeça é larga e aplanada, o focinho é curto e arredondado, com bigodes compridos que servem para localizar com precisão as presas que captura debaixo de água. Tem cinco dedos unidos por uma membrana interdigital bem desenvolvida, tanto nas extremidades anteriores como nas posteriores. A pelagem é acastanhada. Na garganta e parte superior do peito destaca-se uma mancha bem representada de cor mais clara. Alimenta-se principalmente de peixes, lagostins, anfíbios e cobras de água, embora também possa capturar pequenos mamíferos, aves, outros répteis e insetos. Deposita os excrementos junto às margens em cima de pedras ou da vegetação, são bastante característicos sendo possível muitas vezes distinguir a dieta, constituída por peixes ou lagostins. Espécie residente, pode ser observada durante todo o ano.
Habitat / Ecologia
Vive em todo o tipo de ambientes aquáticos continentais suficientemente bem conservados.
Alimenta-se principalmente de peixes, lagostins, anfíbios e cobras de água, embora também possa capturar pequenos mamíferos, aves, outros répteis e invertebrados. Pode reproduzir-se durante todo o ano em função da disponibilidade de recursos no meio. É uma espécie solitária, exceto durante a época do acasalamento e reprodução. Escava tocas geralmente no meio da vegetação, entre as raízes das árvores. Tem hábitos nocturnos e crepusculares.
Época do Ano
Espécie residente, pode ser observada durante todo o ano.
Curiosidades
Deposita os excrementos junto às margens em cima de pedras ou da vegetação, são bastante característicos sendo possível muitas vezes distinguir a dieta, constituída por peixes ou lagostins.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022