Rã verde
Nome Comum: Rã-verde
Família: Ranidae
Género: Pelophylax
Espécie: Pelophylax perezi
Características
Rã de grande tamanho, podendo apresentar entre 7,5 cm e 10 cm de comprimento. O focinho é pontiagudo ou ligeiramente arredondado, os olhos são grandes, juntos e proeminentes, apresentam uma pupila horizontal elíptica. Os machos possuem um par de sacos vocais, alojados nos cantos da boca com os quais emitem um coaxar complexo para atrair as fêmeas. A coloração dorsal tem fundo geralmente verde, com manchas negras irregularmente distribuídas e de tamanho variável, apresenta uma linha vertebral verde clara ou amarela. Espécie sempre associada a massas de água. Apresenta atividade diurna e nocturna. O período reprodutivo ocorre principalmente na Primavera, podendo o período de hibernação estender-se de Novembro a Março. Os adultos alimentam-se sobretudo de insectos, aranhas, minhocas, crustáceos, moluscos, pequenos peixes e anfíbios, incluindo exemplares da própria espécie. As larvas são herbívoras e detritívoras.
Habitat / Ecologia
Espécie sempre associada a massas de água, ocupando diversos habitats aquáticos como charcos, pântanos, lameiros, barragens, lagoas, lagos e ribeiros.
Apresenta atividade diurna e nocturna. O período reprodutivo ocorre principalmente na Primavera, podendo o período de hibernação estender-se de Novembro a Março. Os adultos alimentam-se sobretudo de insectos, aranhas, minhocas, crustáceos, moluscos, pequenos peixes e anfíbios, incluindo exemplares da própria espécie. As larvas são herbívoras e detritívoras.
Época do Ano
Primavera e Verão.
Curiosidades
Quando se sente ameaçada apresenta um mecanismo de defesa que consiste em fugir para a água e enterrar-se no lodo. Durante o dia pode ser facilmente observada a apanhar sol nas margens ou sobre a vegetação nos cursos de água. As fêmeas depositam entre 800 e 10.000 ovos em grande aglomerados flutuantes.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022