Pica-pau Galego
Nome Comum: Pica-pau, Pica-Pau malhado pequeno
Família: Picidae
Género: Dendrocopos
Espécie: Dendrocopos minor, L.
Características
É o mais pequeno dos pica-paus europeus, com cerca de 15 cm de comprimento. Tem a parte dorsal de cor preta, densamente riscada de branco e a zona ventral clara. O macho exibe um característico barrete vermelho, entre a nuca e a testa, enquanto que na fêmea a cabeça é branca. Distingue-se do seu congénere pica-pau-malhado-grande por ser de menor tamanho. Alimenta-se de larvas e outros invertebrados que recolhe nos troncos das árvores, onde também faz ninhos cavando consideráveis buracos no seu interior. Frequenta principalmente sistemas florestais como sobreirais, carvalhais e matas ribeirinhas bem desenvolvidas. É fácilmente perceptível pelos seus chamamentos característicos na forma de notas estridentes: “piit, piit, piit,” e pelos tamboreios frequentes a intervalos curtos na madeira.
Habitat / Ecologia
Ocorre principalmente em sistemas florestais bem conservados como sobreirais, carvalhais e matas ribeirinhas bem desenvolvidas.
Alimenta-se de larvas e outros invertebrados que recolhe furando a madeira com o bico nos troncos das árvores, onde também nidifica cavando consideráveis buracos no seu interior.
Época do Ano
Como espécie residente, pode ser observado durante todo o ano.
Curiosidades
os pica-paus têm a língua muito comprida para retirarem o alimento nos orifícios que fazem na madeira. Por ser tão longa é enrolada sobre o crânio com a ajuda de músculos específicos. Na ponta da língua, os pica-paus também têm uma substância pegajosa que os ajuda na captura de alimento no interior dos troncos.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022