Borboleta Tartaruga
Nome Comum: Borboleta Tartaruga grande
Família: Nymphalidae
Género: Nymphalis
Espécie: Nymphalis polychlorus
Características
Tem entre 50-65 mm de envergadura. As margens das asas são recortadas, a face superior apresenta cor laranja e rebordos marginais escuros com pintas azuis metalizadas, mais destacadas nas asas posteriores. Tem manchas negras dispersas nas asas anteriores, as posteriores apresentam uma única mancha negra. A face inferior é variegada, acastanhada. As fêmeas são maiores do que os machos. Os olhos são escuros, as antenas escuras e claviformes, com uma pinta amarela na extremidade. A lagarta é negra e espinhosa. O ovo é castanho e apresenta 8 estrias. Faz posturas de 70-80 ovos em ramos de salgueiros, olmos, choupos e fruteiras cultivadas sobretudo do género Prunus. Espécie univoltina (uma geração anual). Tem preferência por florestas de folhosas, jardins, galerias ripícolas e pastagens. Voa de Junho a Outubro. No Verão entra em diapausa. Pode ser vista no outono em dias de muito sol. Reaparece na Primavera, após a hibernação.
Habitat / Ecologia
Tem preferência por florestas de folhosas, jardins, galerias ripícolas e pastagens.
Faz posturas de 70-80 ovos em ramos de salgueiros, olmos, choupos e fruteiras cultivadas sobretudo do género Prunus. Espécie univoltina (uma geração anual).
Época do Ano
Voa de Junho a Outubro. No Verão entra em diapausa. Pode ser vista no outono em dias de muito sol. Reaparece na Primavera, após a hibernação.
Curiosidades
A face inferior desta borboleta é variegada e de tons acastanhados, esta coloração mimetiza a casca de árvores, podendo assim passar despercebida aos predadores.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022