Abelhão Azul, abelha carpinteira, abelhão
Nome Comum: Abelhão Azul
Família: Anthophoridae
Género: Xylocopa
Espécie: Xylocopa violacea
Características
Abelha de grandes dimensões, sendo uma das maiores abelhas da Europa, tem cerca de 3cm de comprimento e 5 cm de envergadura. O corpo é preto brilhante, as asas azuis iridescentes com reflexos metálicos azuis ou violáceos. As fêmeas têm antenas pretas com 10 segmentos e possuem ferrão. Os machos não têm ferrão, as antenas são compostas por 11 segmentos e têm as extremidades alaranjadas. É uma abelha ruidosa e solitária, embora as fêmeas possam viver em pequenas colónias com as irmãs e filhas. Os ovos são relativamente grandes, a postura dá-se em compartimentos individuais onde também é depositado o néctar e pólen que servirão de alimento às larvas. A espécie hiberna durante o Inverno. Os machos são territoriais e podem ser agressivos. A única geração surge entre Junho e Agosto. Alimenta-se de néctar e pólen das flores, sendo uma eficaz polinizadora. Tem preferência por pastagens arbustivas, prados floridos, jardins e pomares, bosques e florestas abertas.
Habitat / Ecologia
Tem preferência por pastagens arbustivas, prados floridos, jardins e pomares, bosques e florestas abertas.
É uma abelha ruidosa e solitária, embora as fêmeas possam viver em pequenas colónias com as irmãs e filhas. Os ovos são relativamente grandes, a postura dá-se em compartimentos individuais onde também é depositado o néctar e pólen que servirão de alimento às larvas. A espécie hiberna durante o Inverno. Os machos são territoriais e podem ser agressivos. A única geração surge entre Junho e Agosto. Alimenta-se de néctar e pólen das flores, sendo uma eficaz polinizadora.
Época do Ano
Primavera e Verão.
Curiosidades
De abril a junho escava túneis em madeira morta ou podre em troncos de árvores ou caibros e vigas de casas para fazer o ninho.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022