Abelha-do-mel
Nome Comum: Abelha
Família: Apidae
Género: Apis
Espécie: Apis mellifera
Características
Apresenta dois pares de asas membranosas, cabeça, tórax e abdómen bem diferenciados. A cabeça e o tórax apresentam cor castanho escuro, arruivado. O abdómen é castanho escuro com faixas transversais amarelas. Tem 3 pares de patas, tendo o terceiro par estruturas adaptadas à recolha de pólen. As obreiras podem chegar aos 15mm, as rainhas aos 20mm e os machos aos 17mm. O desenvolvimento das abelhas passa por 4 estádios: ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos fertilizados originam fêmeas e é a alimentação fornecida a estas larvas que determina o desenvolvimento para uma obreira ou rainha. Os ovos não fertilizados originam machos. É possível observar a espécie em áreas arborizadas abertas, prados, jardins e campos com abundância de flores, durante todo o ano, tendo um pico de atividade no início da Primavera.
Habitat / Ecologia
Áreas arborizadas abertas, prados, jardins e campos com abundância de flores.
O desenvolvimento das abelhas passa por 4 estádios: ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos fertilizados originam fêmeas e é a alimentação fornecida a estas larvas que determina o desenvolvimento para uma obreira ou rainha. Os ovos não fertilizados originam machos. Alimenta-se de néctar e pólen das flores, sendo uma eficaz polinizadora.
Época do Ano
É possível observar esta espécie durante todo o ano, tendo um pico de atividade no início da Primavera.
Curiosidades
Esta espécie foi domesticada no mundo inteiro pelos apicultores que através da sua atividade produzem diversos produtos na colmeia como mel, pólen, cera, geleia real e própolis. Em cada colmeia existe apenas uma rainha, as obreiras são estéreis e responsáveis pelo trabalho da colónia. Os machos acasalam com as rainhas e morrem em pouco tempo. Só as fêmeas é que possuem ferrão com veneno no abdómen. Quando algumas obreiras encontram alimento em abundância, ao chegar à colmeia executam uma “dança” onde indicam às restantes a direção e a distância a que está o alimento. As abelhas têm um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas prestando o serviço de polinização essencial e responsável por 80% das culturas mundiais.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022