Zimbro, Nebro, Niebro, Zimbro-galego, Zimbro-de-espanha, Oxicedro

Nome Comum: Zimbro
Família: Cupressaceae
Género: Juniperus
Espécie: Juniperus oxycedrus (L.)

Características

Árvore perenifólia de pequeno tamanho, muito ramificada, não ultrapassa geralmente os 6m de altura. A forma da copa pode variar em função das podas e da herbivoria de cabras ou ovelhas. O tronco é direito com casca fibrosa. As folhas são aciculares, com duas faixas estomáticas esbranquiçadas, são rígidas e têm o ápice afiado. As flores são unisexuais. Frutifica pequenas bagas de cor castanho-avermelhada na maturação.

Habitat / Ecologia

Ocorre em bosques perenifólios, encostas e matagais solarengos e quentes em áreas secas e continentais do interior norte e centro.

Época do Ano

A sua madeira é usada em carpintaria e marcenaria, é muito apreciada para vigas interiores ornamentais pela sua resistência, beleza e rusticidade. A madeira do zimbro é resistente à água, pelo que era utilizado para fazer os componentes de moinhos de água e de engenhos de captação de água como os picotos ou cegonhos, característicos do planalto de Miranda. As bagas e as resinas eram usadas com fins medicinais. As bagas são utilizadas para destilação de bebidas alcoólicas. Da destilação do lenho do tronco e ramos é extraído o óleo de cade, com ampla utilização na indústria cosmética e farmacêutica pela sua ação antisséptica.

Curiosidades

Por:

Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022