Grifo, alcaforro
Nome Comum: Grifo
Família: Accipitridae
Género: Gyps
Espécie: Gyps fulvus
Características
Abutre de grande porte, a envergadura de asas pode atingir entre 230-280 cm e o peso varia entre os 6-11 kg. A plumagem é bicolor, alternam tons de castanho claro e castanho escuro. O pescoço dos adultos apresenta um colar de penas branco (nem sempre visível), o dos juvenis é castanho. A cauda é escura, curta e arredondada, em vôo o pescoço permanece encolhido. As asas apresentam “dedos” (penas primárias) facilmente distinguíveis.
Habitat / Ecologia
Ocorre em áreas abertas, em planícies e planaltos montanhosos, com pouca vegetação. Nidifica em colónias, em saliências de escarpas rochosas. Os ninhos podem ser reutilizados em anos sucessivos. Alimenta-se de cadáveres, sobretudo das partes moles como as vísceras e a musculatura. Voa grandes distâncias a planar, quase sem bater as asas.
Época do Ano
Espécie residente, pode ser observada durante todo o ano.
Curiosidades
O grifo tem um longo pescoço sem penas que lhe permite alcançar com facilidade o interior das carcaças de que se alimenta. Esta espécie depende fortemente dos habitats associados às àreas agro-silvo-pastoris, onde se alimenta de carcaças de animais selvagens e de gado doméstico.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022