Romãnzeira
Nome Comum: Romãnzeira
Família: Punicaceae
Género: Punica
Espécie: Punica granatum (L.)
Características
Pequena árvore ou arbusto de folha caduca que pode atingir os 8m de altura. Tem ramos numerosos, ascendentes ou erectos, de cor castanha-acinzentada, delgados. As folhas são opostas, de cor verde lustrosa, com pecíolo curto e forma oblonga. As flores são muito vistosas, são hermafroditas, surgem solitárias ou em pares. O tubo do cálice é coriáceo e infundibular na base, as pétalas são de cor escarlate. O fruto é a romã, esférico e coriáceo de cor castanho-avermelhado ou amarelado. No interior é compartimentado por membranas onde se inserem numerosas sementes prismáticas envolvidas numa polpa comestível de cor rosa intenso, transparente e de sabor doce.
Habitat / Ecologia
Espécie de cultivo sobretudo a sul do Tejo onde surge em estado silvestre em bosques e sebes de campos agrícolas. É resistente à secura e tolera vários tipos de solos.
Época do Ano
A época mais favorável para observação é durante a floração que ocorre entre os meses de Maio e Setembro, pelas suas flores escarlates vistosas.
Curiosidades
De importância milenar, na antiguidade foi cultivada por gregos, fenícios e egípcios, sendo associada à fecundidade. As romãs são ricas em antioxidantes auxiliares no combate a doenças cardíacas e envelhecimento. Os ramos, as flores e os frutos são muito ricos em taninos, usados como adstringentes e em curtimentas.
Por:
Marta Miranda - Quinta da Ponte
Isabel Sá - Biomontana
Sónia Borges - Ilustração
@2022